Site logo

HO’ OPONOPONO

Ho’oponopono: uma prática comum entre os povos nativos havaianos, era utilizado para resolver problemas de relacionamentos entre as pessoas de uma mesma tribo.

O termo “Ho’oponopono” significa “reparar” ou “corrigir um erro”

Em suma: corrigir um problema, tornar certo o que está errado.

Hoʻoponopono =  ho’o = causa e ponopono = perfeição.

corrigir um problema, tornar certo o que está errado.

Ho’oponopono é uma técnica, filosofia ou processo havaiano de arrependimento, perdão e transmutação desenvolvido por Morrnah Nalamaku Simeona (1913–1992).

É uma das terapias que consideradas de mudança de estilo de vida ou de visão de vida. Traz a sabedoria ancestral oferecendo seus praticantes com um novo subconsciente e uma nova forma de se posicionar frente as intempéries do cotidiano.

O ho’oponopono é uma terapia ou uma filosofia que promove a eliminação de padrões negativos armazenados na mente subconsciente, cujos pilares são: ACEITAÇÃO, PERDÃO, AMOR e GRATIDÃO. É uma técnica, ou processo havaiano de arrependimento, perdão e transmutação desenvolvido por Kahuna Lapa’au Morrnah Nalamaku Simeona (1913–1992). É uma poderosa ferramenta de relaxamento e tranquilização emocional que consiste na repetição contínua das frases: “sinto muito”, “Me perdoe”, Eu te amo”.

As 4 frases do Ho’ oponopono :

“Sinto muito”: nesta frase assumimos responsabilidades sobre a nossa situação atual, reconhecemos que algo (físico, mental ou emocional) aconteceu no passado e se firmou na memória. Esse reconhecimento mostra que a pessoa está preparada para a mudança necessária e tão almejada.

“Me Perdoe”: quando pedimos perdão, pedimos perdão a nós mesmos e ao Criador para nos ajudar a nos perdoarmos por essas memórias que se repetem em nosso sistema. Desta forma, obtemos a libertação do meu problema.

“Eu te amo”: não há nada mais potente que magnetizarmos o amor para permiti-lo que retorne a nós. Quando dizemos “eu te amo”, dizemos que amamos nossas memórias e que somos gratos por podermos libertar a elas e a nós mesmos. O amor é a nossa melhor forma de reconexão com o Divino e de transformação de toda energia bloqueada.

“Sou grato”: a gratidão é sinônimo de fechamento de ciclos e de certeza e confiança na ação do Criador, independente de como você o identifique. Devemos ser gratos por nosso subconsciente dar oportunidades de limpar e curarmos memórias.

As 4 frases do Ho’ oponopono são ditas a si mesmo, à sua Divindade Interior, num profundo e amoroso diálogo interno de autoperdão e autocura.

Memórias negativas desconhecidas, mesmo que inconscientes (como na chamada mente reativa da metodologia da ACL) podem interferir e limitar o momento presente

Em um dos artigos que selecionamos, temos a matéria escrita pela Jornalista, Andrea Måkárian  facilitadora de Ho’oponopono, pós-graduada em coaching, hipnóloga ericksoniana, taróloga e terapeuta reikiana. Autora do e-book Ho’ponopono sem Mistérios e criadora da comunidade Aloha! O artigo foi publicado na Revista Medicina integrativa e pode ser lido aqui na íntegra https://revistamedicinaintegrativa.com/hooponopono-sabedoria-ancestral-que-presenteia-seus-praticantes-com-um-novo-subconsciente/

Efeitos do Ho’oponopono sobre as doenças físicas

As doenças físicas tem uma origem, ela não surgem do nada. Se a doença está na vida de uma pessoa, é porque ela a criou: ou ela a atraiu ou fez com que alguma coisa a trouxesse para si.

Por exemplo, muito se adoece por conta de falha no sistema imunológico…e, dentre os fatores que influenciam no sistema imunológico, está o estado emocional (estudos científicos já comprovaram). Dentro do H’o oponoponoestá o foco no PERDÃO. um indivíduo limpo de memórias negativas, livre de rancores, culpas e ressentimentos, pode se melhorar significativamente seu sistema imunológico, entre outras curas.

Princípios do Ho’oponopono: (fonte – https://hooponoponoquantico.com/historia

Confira nossos artigos