Site logo

Entenda o que é Medicina Integrativa

Medicina Integrativa é a prática em saúde que trata o indivíduo em sua totalidade, portanto, leva-se em consideração sua saúde física, mental e emocional. 

A Medicina Integrativa tem o objetivo de cuidar do indivíduo como um todo, de forma a alcançar não só a cura, e também seu bem-estar integral.

A Medicina Tradicional direciona seus esforços no tratamento da doença em si. Específica e pontual é preciso se entender o que é essa medicina de forma correta.

Sem modismo e sem distorções pois essa medicina já existe há muito tempo.

A medicina integrativa valoriza os avanços da medicina moderna mas ao mesmo tempo, respeita a longa história da medicina tradicional, complementar e dos sistemas médicos orientais. Une o que há de melhor em ambas as medicinas sempre com base em evidências científicas.

A medicina integrativa enfatiza a necessidade de acolher a pessoa como um todo: incluindo corpo, mente e espírito. A equipe integrativa precisa ouvir, ter tempo, estar disponível para conhecer a história pessoal do paciente, biologia, estilo de vida e mesmo necessidades para poder mediante todos esses parâmetros, determinar a pesquisa de parâmetros bioquímicos e de imagens (RX, Ultrasson, etc) quando necessários, para fazer um quadro geral e dar um diagnóstico correto e objetivo.

Resumidamente podemos explicar como é o atendimento integrativo: A equipe integrativa geralmente tem um médico, um farmacêutico de base, presencial ou de suporte e outros profissionais da área de saúde de suporte. Utiliza todas as práticas médicas convencionas e integrativas quando necessário e  medicamentos alopáticos, mais uma vez, medicamentos participante das PICs Praticas Integrativas Complementares como homeopatia, ozonioterapia, acupuntura  entre outros.

É feita toda uma anamnese completa. Examina-se os exames caso o paciente já tenha alguns exames históricos. Traça-se um esboço geral. Solicita-se os exames necessários e, o paciente retorna após os resultados estarem prontos para a avaliação bioquímica/celular de todos os seus exames. Só então, os encaminhamentos, medicações e procedimentos são recomendados.

Como pode se imaginar, não existe uma primeira consulta integrativa com menos de 1 hora.

O paciente não é mais um desconhecido para a equipe. A equipe não é mais desconhecida para o paciente.

O paciente é um ser humano na sua totalidade: corpo – mente e espírito.

Na Medicina Integrativa, o paciente passa a fazer parte da equipe e, também passa a ser um agente responsável por sua melhora.

Por percebermos a grande necessidade de esclarecimentos e orientações, faremos muitos artigos, vídeos e lives onde falaremos muito mais sobre essa MEDICINA INTEGRATIVA, sobre as PICs, Praticas Integrativas Complementares, medicina regenerativa, imunidade, e muitos outros temas importantes. além de apresentarmos muitos profissionais de “verdade”.

Confira nossos artigos